Abrir um lava car é um ótimo investimento. Especialmente agora, depois da fase mais grave da pandemia, quando a circulação de veículos voltou a aumentar consideravelmente. A tendência das pessoas deixarem seus carros para lavar continua muito alta e a limpeza a vapor é um modelo que proporciona excelente retorno financeiro, entre outros benefícios.
Porém, existem outros desafios e preocupações para quem quer montar um negócio próprio de lava car e estética automotiva. O primeiro deles, certamente, é a escolha do ponto comercial. Por isso, elaboramos algumas dicas para você que está pensando em entrar nesse segmento do mercado.
Aproveite a tecnologia: use o Google Maps.
O local onde o seu lava-jato funciona é o primeiro fator importante de definição do seu sucesso. A localização é um aspecto determinante para o sucesso de um lava-jato. Pesquisas divulgadas pelo SEBRAE afirmam que, em até 8% dos casos, a localização inadequada é a principal causa pelo fechamento de empresas antes de completarem quatro anos de funcionamento, no Brasil.
Existem regiões da cidade com muita concorrência, outras com demanda reprimida. Faça uma pesquisa na internet, utilizando o Google Maps e veja quantos estabelecimentos similares existem na região. Outra boa dica é procurar instalar o seu negócio próximo a serviços complementares como estacionamentos, oficinas, postos de gasolina ou loja de acessórios automotivos.
Em qual região da cidade você vai atender?
A região da cidade também influi no preço que você poderá cobrar dos clientes e nos seus custos, portanto atenção redobrada na hora de escolher o ponto. Até os serviços que você pode oferecer podem variar de acordo com o ponto escolhido. É uma região onde passam muitos caminhões, onde você poderá realizar limpeza de veículos de grande porte? Um bairro movimentado do centro da cidade? Um bairro nobre, onde os donos dos veículos têm condições de gastar um pouco mais com serviços de estética automotiva? Responder essas questões em relação ao ponto comercial também vão ajudar você a definir com mais clareza o seu público-alvo! Lembre-se que localização adequada é aquela com acesso facilitado ao cliente.
O que verificar depois de escolher a região da cidade em que você quer trabalhar.
Antes de fechar negócio, verifique as instalações elétricas do imóvel, a qualidade do suprimento de água e se a rua é bem iluminada e livre de inundações e alagamentos. Certifique-se também se essa atividade profissional está liberada no zoneamento municipal da sua cidade.
Outros fatores a serem considerados:
- A compatibilidade entre o público local e o preço do serviço a ser cobrado pelo lava-jato;
- Acessibilidade do seu público-alvo;
- Concorrência na região;
- Se existem serviços complementares na região como oficinas, concessionárias ou postos de gasolina;
- Visibilidade do ponto comercial;
- Conforto e segurança dos consumidores;
- Custo.
Já tem um imóvel? Então está na hora de dar os próximos passos!
Pense em todos os detalhes e projete o ambiente não apenas para realizar o trabalho de limpeza, mas também para proporcionar o melhor atendimento. Paredes limpas e bem pintadas e uma iluminação adequada para enxergar bem as sujeiras são fundamentais. Treine a sua equipe para atender o cliente com excelência na hora de receber e entregar o veículo.
Mantenha o local de trabalho impecavelmente limpo e organizado. É muito importante que o ambiente seja agradável, que não pareça uma velha oficina mecânica cheia de sujeira. Pense da hipótese de escolher uma lavadora a vapor. Além de economizar água, o rescaldo de água e sujeira produzido pela lavagem do carro será bem menor.
Desta forma, o cliente vai ficar mais seguro em deixar o carro no seu lava car. Afinal, os olhos do consumidor devem brilhar tanto quanto o carro no final da limpeza.