Existem diversas maneiras de limpar os vidros do carro. Mas se você procura a forma mais rápida com resultado de detalhamento, a sua resposta é a limpeza a vapor. A limpeza a vapor oferece uma série de vantagens para a limpeza automotiva profissional, como por exemplo:
- Economia até 98% de água.
- Valorização do serviço de limpeza e aumento do ticket médio.
- Eliminação de 99,9% dos microrganismos como vírus e bactérias.
- Excelente custo x benefício.
- Não gera efluentes.
- Dispensa o uso de produtos químicos de limpeza.
No caso da limpeza de janelas e para-brisas, não é diferente. Com uma lavadora a vapor, você pode limpar os vidros do carro sem deixar riscos. Além disso, a temperatura e a pressão combinadas do vapor conseguem dissolver qualquer sujeira no vidro com facilidade, removendo manchas sem a utilização de nenhum produto químico adicional.
Agora que você já conhece algumas vantagens da limpeza a vapor, vamos conferir 8 dicas práticas para limpar os vidros do carro como um profissional de Lava Car, Estética Automotiva ou Detalhamento.
1. Prepare a sua Lavadora a Vapor.
Toda lavadora a vapor precisa de um tempo para aquecer e transformar a água em vapor. Deixe a máquina esquentando enquanto você prepara todos os equipamentos e o carro para a lavagem.
2. Coloque o carro em uma área com sombra, longe dos raios de sol.
Se você limpar vidros do carro embaixo de fortes raios de sol, a secagem excessivamente rápida poderá deixar resíduos no vidro, como as famosas manchas de água, quando existem muitos minerais presentes na água. No caso das lavadoras a vapor, sempre recomendamos que se utilize água potável, livre dos sais minerais. Se necessário, use um filtro abrandador de água. Mas sempre lave o carro na sombra!
3. Escolha um pano correto para acompanhar a limpeza a vapor.
As toalhas de microfibra são o melhor tipo de pano para limpar vidros. Esse tipo de pano funciona muito bem complementando o vapor na remoção de todo tipo de sujeira.
4. Comece a lavagem pelas áreas mais sujas do carro e, depois, as áreas internas.
Geralmente, para ganhar tempo na secagem, você deve começar a limpeza ou detalhamento do carro pelas partes internas. Mas se o carro tiver alguma região suja em excesso, de barro, graxa, óleo ou outra mancha realmente considerável, comece por ali.Depois de remover as piores manchas, volte para a limpeza interna e os vidros.
Faça a lavagem interna do carro na ordem abaixo:
- Teto;
- Vidros;
- Colunas de portas;
- Capô;
- Porta malas;
- Laterais (do vidro até local do friso).
5. Antes de começar a lavagem os vidros dianteiros e traseiros, lembre-se de limpar primeiro os limpadores dos para-brisas.
Iniciar a limpar os vidros do carro pelos limpadores de para-brisa é super importante, porque eles podem facilmente sujar os vidros novamente, desperdiçando todo o seu trabalho pesado e fazendo você perder bastante tempo. Passe o bocal da lavadora a vapor pelas hastes e pela palheta dos limpadores e veja toda a sujeira acumulada escorrer facilmente, sem resistência.
6. Avance para a limpeza das janelas dianteira e traseira.
Devido ao tamanho e ao ângulo, esses vidros podem ser um pouco mais difíceis de limpar do que as janelas laterais. Passe o vapor diretamente no vidro e use um pano de microfibra seco para limpar o excesso de umidade e retirar qualquer sujicidade.
7. Continue com as janelas laterais e não esqueça de baixá-las um pouco para limpar os frisos.
Uma área que o pessoal geralmente esquece de limpar durante a lavagem das janelas laterais dos carros é a parte superior, onde o vidro desliza para dentro da vedação de borracha. Para evitar a formação de uma linha de sujeira, abaixe a janela e use o vapor, seguido do pano, para limpar toda a área da janela.
8. Finalize com um antiembaçante de qualidade.
Um para-brisa limpo e não embaçado é muito importante nos dias chuvosos. A sujeira tende a acumular a água no vidro, prejudicando a visão do motorista. Por isso finalize o processo com a aplicação de um antiembaçante de qualidade. Não esqueça de comunicar o seu cliente sobre o serviço. Você pode cobrar pelo adicional ou oferecer como cortesia para seu cliente, como uma maneira de estimular a fidelização.
Agora que já tem diversas dicas de como limpar os vidros do carro, está na hora de escolher uma boa lavadora a vapor para o seu negócio! Na hora de selecionar uma lavadora a vapor para limpeza automotiva, procure por um modelo bem avaliado, com avaliações positivas de usuários reais. Leia os reviews presentes na internet e fale com os profissionais que já utilizam esse tipo de equipamento. Temos certeza que você também vai se apaixonar pela facilidade da limpeza e a versatilidade do vapor.
Caso você queira saber ainda mais sobre limpeza a vapor ou esteja interessado em uma máquina para lavar carros, continue aqui no nosso blog ou entre em contato com os Jet Vapers, nossos consultores especialistas em limpeza a vapor.