Blog
jetvap_admin em 14 de agosto de 2019

Dicionário da lavagem a vapor

A limpeza a vapor tem chamado cada vez mais a atenção pela sua qualidade e pela economia que oferece, tanto de água como de recursos como produtos de limpeza. Muitas pessoas estão buscando entender os benefícios que a lavagem a vapor pode oferecer, tanto para os donos de automóveis como para as empresas que prestam esse serviço.
Entender os principais termos é essencial no momento de buscar pela melhor máquina a vapor para adquirir em sua empresa ou então para procurar empreendimentos com os melhores materiais para higienizar seu automóvel.
Para buscar pelas melhores referências e o que mais se encaixa com o que você busca é preciso entender os termos empregados para falar sobre a lavagem a vapor. Em nossas redes sociais e outros posts do blog explicamos um pouco sobre o que é cada peça ou termo e como entender a melhor escolha para seu objetivo.
Mas, para te ajudar ainda mais neste processo, nós da Jet Vap separamos alguns termos em um dicionário da lavagem a vapor para você entender mais. Confira!

Detailer: profissional responsável pela limpeza detalhada de automóveis, focando em obter os melhores resultados e maior satisfação dos clientes.

Limpeza interna: é a limpeza feita no interior dos automóveis. Realizada em carpetes, estofados, frestas, painéis e teto.

Limpeza externa: a limpeza externa é aquela realizada em toda a parte exterior dos carros, como a lataria, vidros, caixas de rodas e outros. Com a limpeza a vapor é possível obter resultados incríveis, com reestabelecimento do brilho original da lataria, retirando as sujeiras sem danificar a pintura.

Lavagem convencional: é o processo de limpeza que utiliza água e sabão. Para lavar um automóvel, utiliza-se em média 300 litros de água, levando aproximadamente 20 minutos. Não necessita de grandes treinamentos de equipe, mas gera muitos efluentes e passivo ambiental. Possui custo baixo.

Lavagem a vapor: forma de limpeza utilizando vapor. Utiliza em média 5 litros, leva aproximadamente 25 minutos no processo todo. Nela não é necessário o uso de produtos químicos. Precisa de mão de obra treinada. Não gera efluente e nem passivo ambiental. Possui custo baixo.

Lavagem a seco ou ecológica: neste processo, a utilização de água é baixa ou insignificante, utilizando aproximadamente 55 minutos. Utiliza-se produtos específicos, e precisa de uma mão de obra muito treinada. Não gera efluente e nem passivo ambiental. Possui um custo muito alto.

Lava car a vapor: empreendimento que realiza a limpeza utilizando o poder vapor, ao invés da lavagem a vapor.

Centro de detalhamento automotivo: estabelecimentos onde são realizados pequenos reparos nos automóveis e também a limpeza a vapor, focada na perfeição de todos os detalhes.

Estética automotiva: local onde se realiza a limpeza e embelezamento do veículo. Com lavagem, polimento, espelhamento e vitrificação do veículo.

Tornador a vapor: acessório da limpeza a vapor que permite uma limpeza mais eficiência e com maior rapidez. O tornador faz com que o vapor realize um movimento circular dentro do copo de aço inoxidável que o compõe. Assim o vapor passa diversas vezes pelo mesmo local, aumentando o poder de limpeza. Os tornadores Jet Vap são planejados e produzidos exclusivamente para nossas máquinas a vapor, o que aumenta sua eficiência.

Tubo alongador: acessório que permite alcançar locais de difícil acesso como em frestas de motor, levando o vapor até esses lugares e permitindo que a limpeza aconteça normalmente. Na Jet Vap temos duas versões disponíveis: em 15 cm e 50cm de comprimento.

Tempo de aquecimento: é o tempo que cada máquina leva para aquecer a água e gerar vapor para iniciar a limpeza. Este tempo varia de modelo para modelo, sendo possível escolher de acordo com sua preferência.

Boiler: é o recipiente onde a água é aquecida para gerar vapor e dar continuidade ao processo de limpeza.

Abastecimento manual: nome dado ao abastecimento realizado pelo operador da máquina, ao iniciar o processo ou acabar a água do boiler.

Abastecimento automático: ao contrário do manual, o abastecimento ocorre de maneira automática, com uma mangueira conectada diretamente à rede hidráulica, sem a necessidade de parar a limpeza para reabastecer a máquina.

Produção de vapor: processo de aquecimento da água para transformá-la em vapor. Diferentes modelos de máquinas possuem diferentes capacidades de produção de vapor. A capacidade de produção de vapor é medida em quilograma de vapor por hora (kg/h). Um litro de água é capaz de gerar um quilo de vapor.

Reuso de água: processo de tratamento da água utilizada na limpeza automotiva para ser reutilizada.

Lavagem de motor: parte da limpeza que cuida especialmente do motor. Com o vapor é possível higienizá-lo sem causar nenhum dano à peça, ainda ajudando a manter seu funcionamento livre de intervenções de sujeiras.

Entender um pouco sobre os termos referentes à lavagem a vapor traz mais facilidade no momento de escolher a melhor maneira de limpar seus automóveis e até mesmo de comprar seu equipamento para começar seu negócio. Se você ainda tiver dúvidas com qualquer termo da área, nos envie pelas redes sociais, basta nos procurar com @lavadorasjetvap!

Quer saber mais sobre a limpeza a vapor ou sobre nossas máquinas a vapor Jet Vap? Entre em contato que passaremos seu telefone para nossos consultores! 😉

Fique por dentro!

Nossa equipe está pronta para atende-lo(a) e tirar todas as suas dúvidas. Ligue agora ou entre em contato deixando seu nome e e-mail ao lado.