Blog
jetvap_admin em 25 de abril de 2019

Higienização a vapor em restaurantes e indústrias

Algumas coisas não podem ser deixadas para depois e muito menos serem menosprezadas. Esse é exatamente o caso da limpeza de restaurantes e indústrias. Além de uma boa aparência, locais do setor alimentício precisam, por lei, ter uma higiene impecável. Afinal, ninguém gostaria de fazer suas refeições em locais cheios de sujeira e sem a higiene sanitária necessária.

As cozinhas industriais e restaurantes costumam acumular grande quantidade de gordura – proveniente dos alimentos e de sua preparação – nos equipamentos e até mesmo nas paredes. Normalmente, quando esse acúmulo ocorre, para que a limpeza convencional seja bem-sucedida é necessário usar uma grande quantidade de componentes químicos, o que resulta em um risco de contaminação alimentar.

Manchas de óleo e graxa, muito presentes em diversos tipos de indústrias também possuem uma grande aderência às superfícies, o que dificulta o processo de limpeza. O uso de produtos químicos é possível, mas em muitas empresas o descarte destes componentes pode ser problemático, por serem encaminhados diretamente à rede de esgoto, poluindo mares e rios.

Nesses casos, a limpeza a vapor pode ser uma solução muito mais eficiente. O aquecimento da água para que seja condensada, faz com que o vapor atinja uma temperatura elevada ao sair das máquinas, o que facilita o descolamento de sujeiras, e consequentemente, o processo de limpeza. 

Todos os procedimentos de higienização apresentam quatro elementos: temperatura, ação química, tempo de ação e ação mecânica, o que é chamado de Círculo de Sinner.

Na lavagem a vapor, o elemento que traz mais impacto dentre os aspectos apontados é a temperatura, que normalmente atinge de 130º à 160ºC. A ação química é realizada pelo jato de vapor, que sozinho é capaz de limpar diversos tipos de sujeira, incluindo as mais espessas.

O tempo de ação corresponde ao período de tempo que cada pessoa leva para realizar a higienização completa de um ambiente, e a ação mecânica é o que ocorre quando se passa uma microfibra após a aplicação do vapor, para retirar o que foi descolado da superfície.

Vapor nos locais

Tanto em restaurantes quanto nas indústrias, a limpeza a vapor pode ser aplicada, justamente pela sua eficiência na retirada de sujeiras mais complexas.

Com sua utilização correta, por profissionais especializados ou treinados, é possível obter um resultado totalmente surpreendente, com uma limpeza profunda e visível.

Um caso interessante do uso das máquinas a vapor Jet Vap acontece no Maranhão, com a COPI, que administra o Porto do Itaqui. Lá, a empresa adquiriu nossas máquinas para realizar a limpeza de seus equipamentos de cais, como empilhadeiras e guindastes. Ao optar pela higienização a vapor, os benefícios de um baixo impacto ambiental também se tornam realidade, com a utilização de menos água e tornando opcional o uso de componentes químicos, evitando seu descarte incorreto. Veja a reportagem clicando AQUI.

A limpeza realizada pelas nossas lavadoras a vapor pode ser o que seu negócio estava esperando para não ter mais incômodos e garantir que seu negócio fique sempre em dia com as leis sobre higienização. 

Ainda não está convencido do poder de limpeza das máquinas a vapor Jet Vap? Confira nosso canal no YouTube: https://bit.ly/2T7GEgY

Saiba mais sobre a limpeza a vapor e os equipamentos Jet Vap. Nos acompanhe nas redes sociais ou fale conosco pelo chat ou pelo telefone (41) 3079-8009!

Fique por dentro!

Nossa equipe está pronta para atende-lo(a) e tirar todas as suas dúvidas. Ligue agora ou entre em contato deixando seu nome e e-mail ao lado.