Blog
jetvap_admin em 5 de junho de 2018

Mês Verde Jet Vap: dicas de sustentabilidade

Em um planeta com uma quantidade de água tão grande quanto a Terra, parece desnecessário se preocupar com tópicos como a escassez deste recurso, já que em média, 75% da superfície terrestre é coberta por água. Porém, o cenário se mostra completamente diferente quando analisado a fundo. Segundo o website do Brasil Escola, cerca de 97,61% da água presente no planeta é proveniente dos oceanos, o que a torna imprópria para o consumo. Dos 2,39% restantes formados por água doce, a maior parte deste volume se encontra em locais não acessíveis ou de difícil acesso, como em calotas polares e lençóis freáticos. Do montante total de água, apenas 0,02% está disponível em lagos e rios para abastecimento de cidades.

O Brasil é detentor de 12% de toda a água potável do mundo, como mostra a matéria publicada pelo UOL Notícias, e isto se dá tanto pela grande escala territorial do país, como também pela grande quantidade de rios e lagos presentes. Apesar do cenário brasileiro ser relativamente positivo, os recursos muitas vezes não são bem administrados, como no caso do desperdício de água tratada, que chega a 37%, conforme atesta o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

A hiperpopulação mundial é um fator agravante em relação ao recurso hídrico, conforme alertou o Ex-Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, apontando que a demanda por água irá superar a oferta em 40% até o ano de 2030.

Enquanto em países como Mali, na África, cada cidadão possui apenas 4 litros diários de água para uso, no Brasil, cada morador consome cerca de 154 litros por dia, conforme aponta a EBC Radioagência Nacional. Este valor atingido pelos brasileiros, excede em 40% o recomendado por órgãos como a Organização Mundial da Saúde.

Dentre as principais atividades em que são gastos uma maior quantidade de litros no Brasil, individual e diariamente, estão ações como tomar banhos longos, lavar louças com o registro aberto, esquecimento de torneiras abertas, limpeza de calçada com mangueira e limpeza de carro.

Em banhos de 30 minutos, por exemplo, a quantidade de água consumida chega em até 200 litros, enquanto ao fechar a torneira durante o banho, pode-se gastar no máximo 50 litros de água. A limpeza convencional dos carros também é uma atividade que consome muita água, somando 300 litros por automóvel de porte médio.

Para que o cenário hídrico mundial e nacional se altere, transformando-se em algo mais positivo, é necessário tomar consciência individual e coletiva sobre os impactos das ações no todo. A adoção de algumas medidas no dia a dia de cada pessoa, impacta o resultado total da equação, desde medidas maiores, até medidas aparentemente mais sutis.

A instalação de cisternas ajuda muito na economia da água. Ao utilizar a água da chuva captada para atividades como lavagem de pisos, já traz uma grande economia e maior cuidado com o meio ambiente. Limpar o carro em estabelecimentos especializados e que utilizem maquinário alternativo, como lavadoras a vapor, pode reduzir o consumo de água em 60 vezes, atingindo no máximo 5 litros utilizados, o que se mostra um ótimo investimento, não só pela economia óbvia do líquido, mas também pelo alto grau de eficiência e eliminação de sujeiras que elas atingem.

Ações como as anteriores refletem e muito na sustentabilidade ambiental, porém, práticas como banhos mais curtos, manter torneiras fechadas enquanto não estão sendo utilizadas e acumular roupas para a lavagem também possuem impacto na soma total de ações.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que atitudes menores não causam impacto, cada litro de água economizado faz a diferença para o todo. Se um indivíduo for impactado com os exemplos de outros, ou até mesmo de empresas, ele também poderá alterar sua realidade, formando uma cadeia de boas práticas, que podem juntas, revolucionar o consumo da água e gerar a economia em grande escala.

Ações como esta campanha do Mês Verde Jet Vap, conscientiza os clientes a economizar financeiramente e tornar suas ações mais sustentáveis através da aquisição de equipamentos e a utilização do tornador para otimizar o processo de limpeza de suas empresas.

Pense verde você também, saiba mais sobre a campanha e torne seu negócio e sua vida mais sustentáveis!

A grande mudança se faz com a soma de pequenas ações!

Fique por dentro!

Nossa equipe está pronta para atende-lo(a) e tirar todas as suas dúvidas. Ligue agora ou entre em contato deixando seu nome e e-mail ao lado.