O que preciso para abrir um lava car?

Por Redator Jet Vap em 22 de setembro de 2021 na categoria Dicas
Compartilhar:

Muita gente tem um sonho de abrir um Lava Car, mas por onde começar? Empreender é sempre um desafio, mas quando você está preparado com informação, tudo fica mais fácil.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que aquele lava car do passado, onde a lavagem era feita com balde e sabão, lavando peça por peça, não existe mais. Hoje o mercado está cada vez mais profissional, existem diversos tipos de serviços agregados de estética automotiva e o detalhamento está ganhando terreno, conquistando muitos clientes fiéis.

Para ajudar você nos primeiros passos, elaboramos esse resumo do que é preciso para abrir um lava car. Se você quer um material ainda mais completo, mais focado no negócio em si, recomendamos fortemente o material elaborado pelo Sebrae, Ideias de Negócios Sustentáveis – Lava Car.

Mas para uma boa compilação, um primeiro passo, fique com a gente e siga a leitura!

Pesquise o mercado de lava car e faça um plano de negócios. | Jet Vap

Pesquise o mercado de lava car e faça um plano de negócios.

Antes de mergulhar de cabeça na abertura de um lava car, é fundamental fazer pesquisas sobre o mercado de lava car. O objetivo da pesquisa de mercado é permitir que você verifique se o seu negócio pode ser comercialmente viável.

Contrate um contador e registre o seu lava car adequadamente.

Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador – profissional legalmente habilitado – para auxiliá-lo na escolha da forma jurídica e enquadramento tributário mais adequado para o seu negócio, além de preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição da pessoa jurídica.

Localização é muito importante para o sucesso de um lava car.

Depois de pesquisar o setor, é preciso verificar o potencial comercial da área em que você gostaria de abrir o seu lava car. O objetivo aqui é avaliar o tamanho do mercado local e identificar potenciais locais para o seu lava car.

Analise a concorrência.

Agora você precisa conhecer as empresas de lava car que já estão estabelecidas na região. Descubra quantos lava cars estão presentes na sua cidade, onde estão localizados, quais são os preços praticados por eles, quais serviços oferecem e quantos carros eles lavam por dia.

Defina uma identidade visual para o seu lava car.

Comece estabelecendo uma identidade visual marcante, com nome, logotipo e a padronização de todos os pontos de contato do lava car com os clientes. O visual da sua fachada, do uniforme dos colaboradores e da sua página na internet ou redes sociais deve ser padronizado, passando uma imagem de profissionalismo e confiança.

Lembre-se: o consumidor hoje é digital. Ter um site é fundamental para sua credibilidade.

Contrate e treine a sua equipe.

Um lava car operando com um ou dois turnos de trabalho, 25 dias por mês, incluindo os sábados, requer uma equipe fixa de cerca de 2 a 8 empregados, com as seguintes atribuições:

  • Recepção, cobrança e entrega dos veículos;
  • Limpeza interna, tapetes e estofados;
  • Lavagem;
  • Secagem;
  • Acabamento;
  • Detalhamento;
  • Serviços Extras.

Crie um roteiro tanto para a limpeza interna quanto para a limpeza externa dos veículos.

Para assegurar a qualidade da lavagem, é essencial estabelecer uma padronização dos procedimentos para o seu lava car. Na série Ideias de Negócios, o Sebrae disponibiliza um exemplo de roteiro para efetuar a limpeza de veículos.

Confira:

  • Para ganhar tempo na entrega ao cliente, comece pela lavagem interna. Assim você terá tempo da secagem do estofado e dos carpetes enquanto realiza o detalhamento externo posteriormente.
  • A limpeza interior começa com o aspirador. Se for limpeza tradicional, utilize pano úmido. Na limpeza a vapor, higienize também o teto, estofados e painel para um resultado surpreendente. Pode ser aplicado um perfume nos tapetes, mas pergunte antes ao cliente se ele gostaria dessa opção. 
  • Faça a lavagem na seguinte ordem: teto, vidros, colunas de portas, capô, porta malas e laterais (do vidro até local do friso). Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas do para-lama. A parte que fica abaixo acumula maior sujeira, por isso é feita separadamente. Dessa forma os grãos de terra não fazem “teia de aranha” sobre a pintura. Nas laterais, comece pela parte de baixo dos frisos e por último limpe os pneus e as rodas.
Crie um roteiro tanto para a limpeza interna quanto para a limpeza externa dos veículos. | Jet Vap
  • Realize a secagem sempre na sombra. Utilize 2 panos macios de flanela de microfibra pra secar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais “alta”, laterais “baixa”, para choques e rodas. Sempre, de cima para baixo.
  • Após a secagem, aplique silicone apenas nos retrovisores e frisos, e pneu-pretinho nos pneus para dar acabamento.
  • Se for encerar, o ideal é utilizar uma cera líquida de brilho rápido com fácil aplicação e remoção.
  • Para finalizar, não esqueça das bordas de porta e soleiras, que acumulam muita sujeira.

Esse é apenas um dos modelos que pode ser aplicado. É claro que com o tempo o seu lava car pode desenvolver um roteiro próprio e ainda mais eficaz.

Comunique-se.

Gastos com publicidade e comunicação não são custos: são investimentos. Crie uma sinalização na entrada do lava car, um menu de serviços bem chamativo, faça campanhas de e-mails e use suas redes sociais para divulgar os seus serviços e diferenciais. Para atrair novos clientes, ofereça promoções, como descontos ou uma primeira lavagem grátis.

Projete um ambiente agradável e mantenha-o sempre limpo.

A estrutura de um lava car irá variar conforme o equipamento utilizado (manual, túnel ou rollover) e a área disponível para instalação do negócio. Outro aspecto vital que muitas vezes passa despercebido em muitas empresas de lavagem de carros é a manutenção do equipamento e a limpeza das instalações. Um lava car tem que ser tão limpo quanto os carros depois da lavagem.

Escolha bem os equipamentos do seu lava car.

Além de EPIs para sua equipe e equipamentos de reuso da água, você precisará de ferramentas profissionais para a limpeza efetiva do veículo. Um deles, essencial, é um aspirador de pó profissional.

Ainda mais importante é definir o tipo de equipamento para a lavagem. Muito profissionais trabalham com extratoras e lavadoras de alta pressão. Mas o equipamento que está revolucionando a estética automotiva nos lava cars são as lavadoras a vapor.

Modernas e confiáveis, as lavadoras a vapor proporcionam uma qualidade de detalhamento sem a utilização excessiva de produtos químicos. Oferecem também grande economia de água, pois a limpeza é realizada pelo vapor, ou seja, gasta menos na lavagem e também não provoca tanta sujeira ou efluentes. Basta o vapor e um pano de microfibra para efetuar a limpeza, que pode ficar ainda mais potente com o auxílio de um tornador.

Escolha bem os equipamentos do seu lava car. | Jet Vap

Caso você considere essa hipótese para o seu lava car, confira as características das lavadoras a vapor:

TIPO DE LAVAGEM 

A vapor com temperatura de até 180ºC no bico do gatilho.

PRODUTOS QUÍMICOS

Limpeza a vapor possibilita a limpeza sem produtos químicos da maioria das partes do carro, proporcionando grande economia.

MANGUEIRAS 

Uma, duas ou mais mangueiras, dependendo do modelo, permitindo uso simultâneo de dois ou mais operadores.

HIGIENIZAÇÃO  E DESCONTAMINAÇÃO DE ESTOFADOS

Elimina até 99,9% dos microrganismos como vírus e bactérias.

ECONOMIA DE ÁGUA

Lava um carro com apenas 5 litros de água.

SUSTENTABILIDADE

Não gera efluentes, protegendo o meio ambiente.

ACESSÓRIOS

Com um tornador, a sua lavadora a vapor pode substituir o trabalho de uma extratora.

ESTÉTICA AUTOMOTIVA

Uma única lavadora a vapor consegue higienizar estofados, painel, carpetes, motor e parte externa do automóvel com qualidade de detalhamento.

Para finalizar, não esqueça: as atividades de um lava car em sua maior parte dependem da assiduidade e do bom desempenho do trabalho da equipe de empregados, além de uma boa gestão.

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Ronaldo

Muito bom estou no ramos de limpeza de carro preciso atualizar meus equipamentos mas minha condição financeira não está a altura dessa máquina a vapor VS teriam um versão mais compatível no valores?

Camila Gehlen

Olá, tudo bem?

Nossa equipe de consultores está pronta para auxiliar você. Envie seu telefone pra gente (não esqueça o DDD!) e vamos indicar a máquina perfeita para o seu negócio!

Ótimo dia!

Sinceramente,
Thais Machado

Leonidas

Boa tarde por favor envie uma proposta de um lava jato para iniciante no ramo custos e estrutura adequada

Camila Gehlen

Olá, tudo bem?

Nossa equipe de consultores está pronta para auxiliar você. Envie seu telefone pra gente (não esqueça o DDD!) e vamos indicar a máquina perfeita para o seu negócio!

Ótimo dia!

Nossos clientes falam por nós.

Confira a opinião de quem vive a experiência da limpeza a vapor.

  • Moacir Alberto dos Santos
    Avaliação Estrelas | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

    Olá, boa tarde! Tradicionalmente, há mais de 15 anos, eu faço esse serviço de limpeza automotiva. E o equipamento é show, dá um diferencial.

  • Jorge Carvalho Valle
    Avaliação Estrelas | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

    Excelente trabalho da Jet Vap. Isso sim é como se deve lavar um carro. Quando levo o meu carro pra lavar, sempre peço que o operador do lava jato lave o carro do mesmo jeito que ele toma banho: da cabeça aos pés! Ou seja do teto para a parte de baixo dos frisos. Grato Jet Vap. A JET VAP É OUTRO PATAMAR.

  • SANTOS
    Avaliação Estrelas | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

    Eu estive na fábrica e fui muito bem atendido, gostei dos produtos e das dicas de limpeza a vapor. Parabéns para toda a equipe.

  • FRANCISCO MESSIAS MARQUES
    Avaliação Estrelas | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

    Eu tenho uma Jet Vap. Vale a pena investir. Retorno garantido.

Confira nossa série "Quem conta com a gente"

Assine nossa news!

Fique por dentro de novidades e promoções.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a política de privacidade.

    Fique tranquilo, não fazemos spam ;)

    Nossa equipe de consultores está pronta para atender você.

    Quer conhecer mais detalhes sobre as máquinas? Ou saber o preço? Fale agora com nossos consultores!