11 de junho de 2021
Limpeza a vapor
Jet Vap

Limpeza a Vapor: saiba tudo sobre seus benefícios e aplicações.

A limpeza a vapor é um assunto relativamente novo no Brasil. É natural: durante muito tempo, os serviços de higienização e limpeza só tinham uma maneira de realizar os seus trabalhos: com água e produtos químicos de limpeza. Atualmente, existem diversas maneiras de realizar o mesmo trabalho. A limpeza tradicional, a seco, a vapor, entre outras. E por isso surge a dúvida: qual é o melhor jeito de entrar e prosperar nesse mercado?

Sabemos que a resposta é complexa, por isso procuramos elaborar um verdadeiro guia com tudo que você precisa saber sobre a limpeza a vapor, com uma lista completa de benefícios e também com as possíveis aplicações dessa modalidade de limpeza profissional.

Limpeza a Vapor: saiba tudo sobre seus benefícios e aplicações. | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

Vamos com a gente?

O mercado de limpeza no Brasil: um setor em ascensão.

O mercado de limpeza e higienização é um setor em ascensão e vem crescendo no país ano após ano. Apesar da crise econômica e da pandemia, os sinais são de crescimento sustentável e gradativo, com muitas oportunidades para quem deseja empreender.  Quer uma prova do potencial do segmento?

Confira os seguintes dados do Sebrae:

  • R$ 32 bilhões de faturamento em 2017.
  • 6,6% de crescimento em 2018.
  • 13% de crescimento em 2019.
  • 13 mil empresas do setor.
  • 1,6 milhões de trabalhadores.

Vapor: a limpeza profissional em um novo patamar de qualidade e eficiência.

A limpeza a vapor é um tipo de higienização realizada através do vapor produzido pela condensação da água. A temperatura alcançada por esse vapor confere um grande poder de eliminação de sujeira, incluindo microrganismos que podem ser maléficos para a saúde.

Existem diversos modelos de máquinas de limpeza a vapor disponíveis, cada uma delas destinada a um tipo de aplicação específico. Algumas são mais adequadas à limpeza pesada (portos, restaurantes, indústrias, fachadas, comércio), outras para serviços em domicílio (delivery), outras para objetos menores como joias e próteses, além de algumas realmente muito versáteis, podendo ser utilizadas para várias funções, como lavar carros, tapetes e carpetes, estofados, entre outros.

Limpeza a Vapor x Limpeza Convencional: por que o vapor é a opção mais saudável para os negócios e o meio ambiente?

A principal diferença entre a limpeza a vapor e todas as outras categorias de limpeza é a autonomia e a liberdade. Isso porque o vapor, sozinho, é responsável por um percentual muito alto no processo de limpeza. Na maioria das aplicações, o vapor consegue realizar o trabalho sem o auxílio de nenhum outro produto, como saneantes, detergentes, tira manchas ou qualquer outro tipo de produto químico adicional.

Outra característica única do vapor é a economia. Além de diminuir o uso dos produtos químicos de forma significativa, com o vapor é possível economizar cerca de 98% de água em relação aos modelos de limpeza tradicionais. Quer um bom exemplo? Para lavar um carro, a limpeza a vapor utiliza 5 litros de água. A tradicional, 300 litros. Além de reduzir custos, há a diminuição do descarte de efluentes, protegendo o meio ambiente em dobro.

O terceiro tópico marcante do vapor é a qualidade da higienização. Como o vapor sai muito quente e em alta pressão (mais sobre isso logo abaixo), o vapor consegue eliminar cerca de 99,9% dos microrganismos, como vírus, fungos, ácaros e bactérias, proporcionando uma limpeza profunda. Já a tradicional, limpa mas não higieniza, desinfecta ou sanitiza.

Pressão e temperatura: conheça o segredo da Limpeza a Vapor.

Você já viu algumas das vantagens competitivas do vapor em relação à limpeza convencional, com água e detergentes. Mas você sabe por que e como isso acontece? Agora vamos entender os dois motivos que fazem do vapor o maior aliado de uma higienização perfeita.

PRESSÃO:

As máquinas de limpeza a vapor trabalham com uma pressão de 9bar/130PSI. Um bar (unidade de medida de pressão), equivale a uma pressão de um quilo de força aplicada a cada centímetro quadrado. Isso significa que essa área de 1 cm quadrado recebe 9 quilogramas de força do vapor, fazendo que a limpeza seja muito eficiente.

TEMPERATURA:

Para garantir a efetividade de limpeza e conseguir eliminar fungos, bactérias, vírus e outros microrganismos, é preciso atingir a temperatura de 121°C, pelo menos. Esse é o grau atingido pelas autoclaves de esterilização de material cirúrgico, por exemplo. Já as lavadoras de limpeza a vapor chegam a atingir a temperatura de 180°C no bico do gatilho, o que garante uma eficácia perfeita para a higienização e até sanitização, dependendo da superfície que está sendo higienizada.

Além da temperatura e da pressão, temos ainda um terceiro elemento que influencia na qualidade da limpeza, que é o tempo de aplicação. Algumas sujeiras irão se desprender instantaneamente, enquanto outros resistem um pouco mais. Com treinamento e experiência, o operador de uma lavadora a vapor compreende quanto tempo e distância de aplicação precisa para retirar cada tipo de sujeira.

Pressão e temperatura: conheça o segredo da Limpeza a Vapor. | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

A combinação entre pressão e temperatura também faz com que o vapor consiga atingir as camadas mais profundas das superfícies que precisam ser limpas. Como o vapor é menos denso, sua permeabilidade em tecidos, por exemplo, é maior, facilitando a limpeza.

Facilidade para lavar, rapidez para secar: mais um benefício da limpeza a vapor.

Outro benefício da limpeza a vapor é que ela possui um tempo de secagem muito mais rápido do que a limpeza convencional feita com água e sabão. O uso de produtos químicos também deixa de ser obrigatório, já que a alta pressão e a temperatura do vapor consegue limpar as sujeiras mais resistentes, deixando o uso de componentes químicos apenas para manchas realmente mais difíceis e específicas.

Essa economia de água e produtos químicos nos leva a mais um fator que demonstra a superioridade da limpeza a vapor: o vapor é ecologicamente correto!

Pela sustentabilidade ou pela lucratividade, quem compara escolhe a limpeza a vapor.

O Brasil vive um cenário hídrico delicado. A crise atual de abastecimento de água é a maior da história. Esse recurso natural tem uma demanda cada vez mais alta e a quantidade disponível é limitada, com a capacidade de renovação diminuída pelo desmatamento progressivo, tanto das nossas florestas quanto da vegetação das encostas dos rios. Isso tem diminuído muito a quantidade de chuvas, reduzindo a capacidade dos lençóis freáticos e dos reservatórios de água potável.

A utilização de água nas máquinas a vapor para a limpeza é cerca de 60 vezes menor do que a limpeza convencional. Prova disso é na limpeza automotiva: para lavar um carro, geralmente são utilizados 300 litros de água. Já com a limpeza a vapor, o mesmo procedimento gasta uma média de 5 litros de água por veículo. Ou seja, a limpeza a vapor não é o futuro da sustentabilidade: é o presente!

Como funciona uma máquina a vapor?

Você já sabe que a combinação de temperatura e pressão é o segredo da eficiência da limpeza a vapor. E também já tem certeza que o vapor é a alternativa mais saudável tanto para o meio ambiente quanto para os negócios. Mas você já pensou como uma máquina de limpeza a vapor funciona?

As lavadoras a vapor são máquinas geradoras de vapor que funcionam através do aquecimento de água por resistências elétricas. A máquina é formada por um gabinete, válvulas e um boiler em aço inoxidável, o que garante maior durabilidade. O boiler possui um sistema de abastecimento de água automático e um reservatório para acumular, em média, 15 litros de água. Além disso, possui uma ou duas mangueiras para vapor com cerca de 7,5 metros de comprimento.

Elas resistem a uma pressão de 18bar/260PSI e temperatura de 210 graus Celsius – importante para otimizar a limpeza e economia e também proteger o operador da máquina. Para ajudar na segurança, o equipamento inclui controles de pressão e de nível, além de uma trava que impede a abertura involuntária da válvula de drenagem.

Veja como uma máquina a vapor é produzida:

Confira algumas vantagens da limpeza a vapor:

  • Ação antimicrobiana: elimina até 99,99% dos microrganismos como vírus e bactérias.
  • Restaura o brilho original da lataria dos automóveis e veículos, das superfícies metálicas e móveis, de joias e próteses, tecidos de estofados, carpetes, tapetes, sofás e muito mais.
  • Sustentável, não necessita de produtos químicos para efetuar uma limpeza de qualidade.
  • Não gera efluentes ou excesso de resíduos ou mesmo sujeira na execução da limpeza.
  • Economia de até 98% no consumo de água em relação às lavadoras convencionais.
  • Versátil, pode ser utilizada nas mais diversas aplicações, como veículos, pisos, estofados, aeronaves, ambulâncias, fachadas comerciais ou industriais e até locais com alto índice de sujeira como carros com lama ou cozinhas profissionais.
  • Eliminação de odores sem o uso de detergentes.
  • Valorização do serviço de limpeza e aumento do ticket médio.

Confira também esse vídeo exclusivo que preparamos para você:

Lavadora a Vapor: uma máquina com múltiplas aplicações.

A higienização a vapor proporciona a possibilidade de oferecer um amplo leque de serviços. Com apenas uma máquina, você pode se especializar ou trabalhar em diversas frentes: limpeza de domicílios, veículos, aeronaves, hospitais, restaurantes, indústrias, joias, próteses e muito mais.

Vamos conferir agora, em detalhes, alguns tipos de aplicações da limpeza a vapor:

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM LAVA CAR

A aplicação da limpeza a vapor em Lava Car é eficaz para a limpeza interna e externa dos veículos, pois não agride a superfície do automóvel ou da motocicleta.

Na limpeza a vapor, não existe a reação química de produtos. A água, em forma de vapor, age diretamente na sujeira, fazendo com que ela se desprenda da superfície. Tudo que você precisa para terminar a limpeza e o acabamento é um pano de microfibra seco.

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM ESTÉTICA AUTOMOTIVA

Na estética automotiva, a limpeza a vapor consegue remover sujeiras antigas e resistentes, como camadas de cera da lataria ou lama ressecada. Além disso, restaura o brilho original da pintura e pode ser utilizada em partes móveis, moles ou vidros (lataria, pneus, janelas e rodas) sem nenhum risco de avaria nos materiais.

É uma limpeza profunda, técnica e profissional com resultado de detalhamento.

Aplicação da limpeza a vapor em estética automotiva | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR A DOMICÍLIO

As lavadoras a vapor são ótimas ferramentas para a limpeza de itens domésticos, como carpetes, estofados, pisos, azulejos, cômodos, móveis e até objetos. Além de deixar tudo limpo, não é prejudicial aos moradores e, ainda, contribui para a economia de energia e água da residência.

Existem diversos modelos dedicados somente para aplicações da limpeza a vapor em domicílios. São máquinas leves e resistentes, feitas para serem transportadas com facilidade, muitas delas com abastecimento automático e outras vantagens.

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM SOFÁS E CARPETES

A limpeza a vapor promove uma higienização profunda, que remove manchas, sujeiras e microrganismos. 99,99% dos vírus, fungos e bactérias não conseguem resistir ao vapor. A aplicação em carpetes, tapetes, sofás e estofados (locais de proliferação de germes e bactérias) é muito efetiva por proporcionar uma limpeza completa e um serviço econômico, rápido, fácil e de qualidade.

Aplicação da limpeza a vapor em sofás e carpetes | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

É importante lembrar que carpetes, tapetes, sofás e estofados são fabricados com diferentes tipos de fibras e tecidos, cada um contendo uma série de particularidades e especificidades. Por isso, antes de decidir por uma máquina a vapor para essa finalidade, fale com os nossos consultores e informe-se sobre os procedimentos e melhores práticas do uso do vapor.

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM ESCOLAS

Escolas são ambientes onde a higiene é fundamental. Pela alta circulação de pessoas, incluindo centenas e até mesmo milhares de indivíduos por dia, é muito suscetível à transmissão de doenças e ao acúmulo de sujeira. Especialmente importante é a higienização dos ambientes de educação infantil e fundamental.

Lembramos que o vapor praticamente elimina a necessidade da utilização de produtos químicos, portanto representa mais segurança para os alunos, professores e aos operadores da limpeza.

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM HOSPITAIS, CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

A limpeza na área da saúde, como hospitais, consultórios, clínicas e laboratórios, precisa ser realizada de forma eficaz e criteriosa. A eliminação de resíduos, sujeiras e a desinfecção de ambientes é fundamental, principalmente em limpeza terminais – quando o paciente deixa o leito. Na prática, o sistema a vapor é mais eficaz na redução da carga microbiana em superfícies, quando comparado ao uso de desinfetantes.

Também, em alguns casos, o uso de produtos químicos é restrito. Então, pode-se perceber que a utilização do vapor para uma correta higienização desses locais é a alternativa mais segura, eficiente e econômica ao método de limpeza tradicional.

Aplicação da limpeza a vapor em hospitais, clínicas e consultórios | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM RESTAURANTES

Além de uma boa aparência, locais do setor alimentício precisam ter uma higiene impecável. E isso não se restringe apenas às áreas onde há o manuseio e consumo de alimentos: todo o espaço físico do estabelecimento deve estar limpo. Além disso, áreas de preparo de alimentos exigem uma limpeza mais intensa e criteriosa. Em alguns casos, o uso de produtos químicos para desinfetar esses ambientes é restrito, devido ao risco de contaminação da comida. Como o vapor utiliza apenas água, reduz o risco de intoxicação por produtos químicos.

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM INDÚSTRIAS E EMPRESAS

Ambientes industriais, empresariais e comerciais têm grande movimentação de colaboradores, ferramentas, mobiliário e maquinário, tornando fundamental a limpeza e a retiradas de resíduos gerados.

Para isso, a lavagem a vapor é bastante eficaz, já que facilita a remoção de sujeiras que se acumulam em diversas superfícies, desde o piso até os azulejos e utensílios utilizados na produção industrial, assim como fachadas, móveis, carpetes e estofados.

APLICAÇÃO DA LIMPEZA A VAPOR EM JOIAS

Durante o processo de fabricação de joias, é necessário a realização de diversas pequenas limpezas a fim de realçar o brilho da peça. É neste momento que a limpeza a vapor tem boa aplicação, podendo ser utilizada também para o acabamento.

Na recuperação do brilho das peças, o uso do vapor também é vantajoso, pois, remove a sujeira, oleosidade, gordura, manchas e resíduos de polimento. A lavagem a vapor pode ser utilizada em joias produzidas em ouro, prata, platina e até com detalhes em diamante.

APLICAÇÃO DE LIMPEZA A VAPOR EM AERONAVES E EMBARCAÇÕES

Com formato compacto, as lavadoras a vapor podem facilmente entrar na parte interna da grande maioria das aeronaves e embarcações, higienizando estofados, partes plásticas e metálicas, entre outros tipos de materiais. Como não molham as superfícies, deixando-as apenas úmidas, a secagem é rápida e a limpeza, profunda e duradoura. Inclusive eliminando 99,99% dos vírus, fungos e bactérias presentes nas superfícies.

Para as sujeiras mais difíceis, da parte externa dos aviões ou barcos, como manchas de óleo, graxa ou gordura, o vapor tem a capacidade de limpar esses e diversos outros tipos de sujeira, incluindo as mais espessas e acumuladas durante o tempo.

Aplicação de limpeza a vapor em aeronaves e embarcações | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

O papel da Jet Vap no desenvolvimento da limpeza a vapor no Brasil.

Fundada em 2007, em Curitiba-PR, a Jet Vap nasceu com a proposta de profissionalizar o mercado de limpeza e higienização, unindo inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. Com tecnologia 100% brasileira, desenvolveu as mais eficientes lavadoras a vapor, garantindo agilidade na limpeza sem utilizar produtos químicos e economizando recursos como água e energia.

Nossos produtos mudaram o conceito de limpeza profunda no país. A retirada da sujeira, efetuada somente pela alta temperatura e pressão do vapor, pode aumentar significativamente a lucratividade do seu negócio de limpeza ou higienização.

O papel da Jet Vap no desenvolvimento da limpeza a vapor no Brasil. | Jet Vap - Lavadoras a Vapor

Principal benefício da limpeza a vapor: o brilho nos olhos do seu cliente.

Investir na técnica que traz os melhores resultados vai agregar valor ao seu negócio. Desta forma, você vai conquistar a mente e o coração dos consumidores. Utilize a limpeza a vapor e veja eleve a qualidade do seu serviço e o patamar do seu negócio de higienização.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários