Um bom planejamento pode ser a chave para o aumento da qualidade, alta performance e crescimento contínuo do seu lava car depois da pandemia.
Veja 10 dicas importantes para elaborar um planejamento estratégico:
1) Faça uma análise da realidade da sua empresa.
2) Coloque no papel qual é o seu negócio e o seu campo de atuação.
3) Defina a missão (razão de ser), visão (onde deseja estar no futuro) e valores da sua empresa (quais os princípios que definem suas decisões).
4) Escreva quais são seus pontos fortes e fracos.
5) Acrescente suas oportunidades e desafios.
6) Nos itens 4 e 5, pense tanto internamente quanto no ambiente externo (fora da empresa, no mercado).
7) Faça uma análise da concorrência direta e indireta. Acompanhe o trabalho deles de perto, perceba como se comunicam e tenha ciência dos seus diferenciais.
8) Sabendo onde está e onde quer chegar, defina novas metas e objetivos.
9) Se você ainda não possui uma identidade corporativa, defina-a e coloque em prática. Marca e conceito são importantes pois criam uma imagem de profissionalismo e credibilidade aos olhos dos clientes.
10) Invista em equipamentos duráveis e rentáveis, que podem aumentar o seu ticket médio e o valor do seu trabalho aos olhos dos clientes. Como uma máquina a vapor Jet Vap, por exemplo!
Os especialistas do Sebrae também alertam que é importante estar atento às mudanças dos hábitos de consumo, que hoje são causadas pela crise, mas podem ocorrer ao longo dos anos de forma menos abrupta, mas não menos significativa. Trata-se de uma análise tão importante quanto a da concorrência.