A gestão da inovação é a estruturação de ideias de inovação aplicáveis para o seu negócio. Se você não tiver uma boa visão de mercado e objetivos estratégicos inovadores, os desafios vão se tornando cada vez mais evidentes. E, acredite, isso é muito válido para a realidade dos lava rápidos!
Muito se fala sobre ideias extravagantes e mirabolantes a serem implementadas, mas de nada adianta você ter em mente uma invenção transformadora e não saber aplicá-la corretamente. É necessário que as ideias proporcionem soluções reais ao seu negócio.
Podemos entender a gestão da inovação como uma estrutura que garantirá a inovação constante na empresa. Não basta uma ideia inovadora, a busca por inovação deve ser feita de forma contínua e com implementações práticas e eficientes na realidade da sua organização.
Já parou pra pensar de que forma o seu lava car está se diferenciando no mercado?
O panorama de sucesso que você busca se faz com ideias fora da caixa!
Além da inovação ser um recurso que agregue pessoalmente aos empreendedores e toda equipe do lava car, o nosso principal objetivo, enquanto donos de negócio, sempre é obter vantagem competitiva perante o mercado, algo que a gestão da inovação estimula e garante, oferecendo:
- Conquista de novos clientes;
- Conhecimento do seu segmento e de tendências aplicáveis no lava car;
- Garantia de seu espaço no mercado.
O que a gestão da inovação faz, basicamente, é administrar as ideias do grupo para que elas sejam aplicáveis à realidade da empresa.
Separamos 3 dicas do que você pode fazer para dar o pontapé inicial da gestão da inovação, confira abaixo:
- Defina o que é inovação e converse abertamente com a equipe
A inovação pode ser aplicada de diferentes maneiras para cada tipo de negócio, por isso é necessário que você deixe claro para a sua equipe o que significa inovação para a sua empresa e o que você espera de resultados para o seu lava car.
Faça as perguntas:
“Qual o meu objetivo com a inovação?”
“Como posso melhorar ainda mais o oferecimento do meu serviço?”
Ofereça ideias à equipe e diga o que espera deles em relação à inovação.
- Clima organizacional
Além de conversar abertamente com a equipe e solicitar a participação nas ideias, é fundamental que seja garantido um ambiente favorável e confortável para que as ideias sejam dispostas e as inovações possam ser aplicadas.
O seu colaborador está apto para pensar em novas soluções?
Se não, o que ele precisa para estar pronto para isso?
É preciso garantir que o ambiente de trabalho esteja estimulando os processos criativos, ao invés de barrá-los ou causando estresse, sobrecarga e intimidação.
Pequenos ajustes na rotina podem fazer toda diferença: definição de metas alcançáveis, flexibilidade no expediente, empatia e conexão com a equipe.
- Estruture e coloque em prática
A gestão da inovação necessita de uma estrutura bem definida, para isso não basta ter ideias incríveis, é necessário organizá-las e moldá-las à sua realidade.
Mapeie todas as iniciativas pensadas para serem colocadas em prática!
Quando as atividades e projetos de inovação já estiverem idealizados, você pode entrar em contato com a sua equipe para definir as necessidades, dificuldades e obstáculos para que a implementação aconteça com sucesso. É fundamental ter uma noção geral de cada processo que você quer inserir na sua empresa, assim eles possuem maior chance de serem implementados com excelência e com menor margem de erro possível.
Depois da definição de seus objetivos e ter uma boa estruturação das ideias, é hora de colocar em prática!
Mas lembre-se, a inovação não precisa ser trabalhada de maneira exponencial, você pode e deve começar pequeno, trabalhando aos poucos, para ter riscos diminuídos e maior possibilidade de mudanças inovadoras no seu empreendimento.
Pequenas ações, quando realizadas, podem ter potencial transformador!
- Você pode investir em materiais de trabalho de qualidade que tragam mais resultados;
- Incluir ideais sustentáveis nas práticas da empresa;
- Promover maior conexão de toda a equipe e na realização das atividades;
- Investir em comunicação, conexão e humanização com o público.
Cada aprendizado é necessário e, com o tempo, seu serviço terá ainda mais valor pelo fator principal de entrega: qualidade!
Falar sobre priorizar a qualidade do serviço pode parecer algo óbvio e de senso comum, mas nem todos os negócios estão preocupados com esse aspecto.
Na realidade da Jet Vap e do desenvolvimento de nossas máquinas, a excelência de funcionamento e eficiência no trabalho são nossos pontos principais!
As máquinas a vapor da Jet Vap podem ser significativas na gestão da inovação do seu lava rápido, afinal, aprimoramos os processos de limpeza e temos a máquina que pode oferecer ótimos resultados ao seu cliente, e na execução do trabalho de seus funcionários.
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