Os processos de limpeza das lavadoras a vapor geram curiosidades quanto ao seu funcionamento e eficiência. Diferente dos meios tradicionais, para a limpeza a vapor são analisados fatores como pressão e temperatura que as máquinas conseguem atingir.
Segundo o professor Elvio Aranha, do curso em Tecnologia de Projetos Mecânicos da Faculdade Estadual de Tecnologia de Sorocaba (Fatec), quanto maior a pressão em que o vapor é liberado, maior a eficiência que o equipamento atinge. Se uma máquina utiliza um bar (unidade de medida de pressão), isso quer dizer que a pressão que ela emprega equivale ao ato de esfregar com a força de um quilo cada centímetro quadrado do local que o vapor esta sendo aplicado. Apontando esta equivalência, podemos compreender que quanto maior for a pressão que uma máquina chega, melhor desempenho ela tem na hora da limpeza. As lavadoras da Jet Vap atingem uma pressão de 9bar/130PSI, o que faz com que elas sejam consideradas muito eficientes durante a limpeza.
Já quando analisamos a ação antimicrobiana, devemos nos atentar a outro detalhe: a temperatura. Este coeficiente somado à forma de aplicação utilizada e o tempo de aplicação do vapor determinará diretamente a eficácia na eliminação dos micróbios. Quando falamos sobre as máquinas da Jet Vap, todas elas atingem uma temperatura de 180°C, e para que o resultado seja considerado efetivo, as condições de temperatura devem ser de no mínimo 121°C. Este padrão de temperatura e aplicação são utilizados pelas autoclaves hospitalares para esterilização de material cirúrgico, o que garante de fato uma anulação dos micróbios.
Com todos esses fatores expostos, é possível perceber que as lavadoras da Jet Vap se mostram verdadeiramente eficazes para seus clientes. Por não só cumprir com os critérios de pressão e temperatura, mas também conseguir atingir padrões superiores ao necessário é que a Jet Vap facilita o processo de limpeza e o torna verdadeiramente eficiente.