Cozinhas e restaurantes estão entre os mais exigentes públicos de limpeza profissional. Afinal, todos os procedimentos precisam estar de acordo com as normas sanitárias para garantir a saúde dos clientes e colaboradores. Desde a manipulação dos alimentos até a higienização dos talheres, passando pela limpeza do salão e dos utensílios de cozinha, tudo precisa estar impecável.
É uma rotina pesada, repetida diariamente, dividida entre todos os componentes que fazem parte de uma cozinha. Mas existem algumas necessidades ainda maiores, que se não precisam ser executadas todos os dias, devem acontecer de forma periódica. Estamos falando da limpeza de utensílios e equipamentos como coifas, exaustores e outros que apresentam um acúmulo maior de sujeira e gordura durante a semana e que também precisam de manutenção.
A importância da limpeza profissional periódica da sua cozinha.
Por mais que a sua equipe se esforce para manter sua cozinha limpa, contar eventualmente com uma equipe de limpeza profissional é uma excelente ideia. Um sistema de ventilação ou exaustor entupido ou muito sujo, por exemplo, pode afetar o restante da sua cozinha, pois não consegue filtrar o vapor e a condensação de forma eficaz, levando gordura e sujeira para outras superfícies.
Quando as unidades de ventilação, coifas e exaustores estiverem ficando sujos, agendar uma limpeza profunda usando um serviço profissional. Geralmente, isso é recomendado a cada 3 meses, dependendo da atividade da sua cozinha. Caso você utilize a fritadeira todos os dias, talvez precise limpá-los com mais frequência.
Benefícios da higienização profissional de cozinhas com lavadoras de alta pressão.
Uma limpeza profissional ajuda a aumentar a vida útil dos seus equipamentos, o que ajuda na sua rentabilidade de longo prazo com menos reparos, trocas ou problemas maiores de manutenção. Portanto, será preciso ir além da sua rotina habitual e investir em equipamentos de limpeza profissional ou terceirizar esse serviço para garantir a higiene da sua cozinha.
As lavadoras de alta pressão são uma ótima pedida para esse tipo de necessidade. Trabalhando com baixa vazão e pressão, elas proporcionam limpeza pesada combinada com economia de água. Com pressão de aproximadamente 70 bar, os modelos de água quente e fria podem chegar até 95 graus centígrados! A temperatura quente é perfeita para a limpeza de superfícies engorduradas e com sujidades mais grossas, promovendo a higienização pela exposição ao calor. Por isso essa combinação de temperatura e pressão encara qualquer sujeira. E vence!
Pensando nos outros ambientes do seu restaurante, uma lavadora a vapor também pode ser muito útil! Multiuso, efetuam limpeza de carpetes, pisos, janelas, vidros e são perfeitas para fogões e bancadas, não apenas limpando, mas retirando manchas e as sujeiras mais difíceis. Tudo isso sem necessidade de utilizar produtos químicos e diminuindo ainda mais o risco de contaminação na sua cozinha.
Aqui temos um vídeo da lavadora de alta pressão Hidroterma em uso em limpeza automotiva, mas já dá pra ter uma ideia como vai funcionar bem em sua cozinha!
Para finalizar, lembre-se: uma boa rotina sanitária na sua cozinha deve basear-se nos pilares de higiene alimentar ao cozinhar, refrigerar, eliminar a contaminação cruzada e limpar. Colocar isso em prática no dia a dia do seu restaurante vai ajudar a garantir que todos os alimentos que você serve estejam seguros para consumo, além de reduzir o risco de contaminação que pode causar doenças para clientes e funcionários.
Fontes: Alliance UK, Ultimate Washers