Adicionar alternativas sustentáveis ao seu empreendimento pode trazer muitos benefícios, não só para a natureza, como também para uma otimização dos serviços e a redução de custos. Este tipo de estratégia de marketing visa demonstrar que o seu negócio está se posicionando diante dos problemas ambientais, transmitindo a imagem de uma empresa consciente e atenta às demandas atuais.
Portanto, se aproximar da causa ecológica pode agregar valor e fazer muita diferença, principalmente para uma economia de gastos, além de aprimorar a qualidade dos seus produtos e serviços, e contribuir para a construção de uma boa reputação no mercado.
Continue lendo e aprenda mais sobre como colocar essa abordagem mais “verde” na prática por meio da tecnologia a vapor.

O que é Marketing Verde?
Geralmente associado com os termos ecomarketing e à “pegada ambiental”, o Marketing Verde é composto por estratégias voltadas para ações benéficas ao meio ambiente, seja por meio da divulgação e elaboração de produtos, como o modo de pensar os próprios serviços ofertados pelo seu empreendimento.
Se você possui um Lava Car, por exemplo, investir na tecnologia a vapor pode ser uma ótima alternativa para se adaptar a um modelo de negócio mais sustentável, enquanto aplica estratégias de marketing verde. Visto que essa técnica de remoção de resíduos reduz o consumo de água e dispensa o uso de produtos químicos. Por isso, o discurso tem que estar sempre alinhado com a prática, e o investimento em um método ecológico de limpeza pode fazer toda diferença.

É importante mencionar que no marketing verde tem muito espaço para mostrar o quão conectado à inovação o seu empreendimento está, principalmente por ser uma causa importante e que a tecnologia pode atuar ativamente na resolução dos problemas ecológicos encontrados. O que agrega ainda mais valor no serviço prestado, demonstrando uma visão de negócios que se adapta às necessidades do mercado e da sociedade.
Conheça os valores do Marketing Verde
O Marketing Verde está sempre associado com alguns conceitos básicos, que conectam diversas ações à sustentabilidade. Conheça esses pilares do pensamento verde, que englobam diversas esferas da sociedade a partir da perspectiva ecológica, como aspectos sociais, culturais e econômicos.
Dentre os principais conceitos, destacam-se:
3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.
4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social.

Na prática, esses aspectos atuam com a conscientização diante do consumo, o modo de produção e na forma como a sociedade é impactada pelos seus serviços e produtos. O que pode motivar decisões que visem uma economia de energia e de dinheiro nos processos produtivos, que podem tanto colaborar para um meio ambiente saudável, como também a obtenção de lucro, tanto financeiro, quanto na melhoria da qualidade do que é ofertado para o mercado e os clientes.
Por isso é essencial que as estratégias de Marketing Verde sejam acionadas não somente no discurso e nas comunicações da sua empresa, mas também na prática, por meio de ações e condutas que demonstrem uma responsabilidade ambiental, ou seja, posicionamentos coerentes e conscientes diante do desenvolvimento sustentável.
Como a limpeza a vapor se conecta ao marketing verde?
A limpeza a vapor utiliza água em forma de vapor para desprender sujeiras de diversas superfícies. No caso das lavadoras Jet Vap, é possível economizar entre 80% e 98% de água, pois uma lavadora a vapor pode produzir 1.700 litros de vapor a partir de um único litro de água. Dependendo do tipo de sujeira, isso é suficiente para higienizar uma superfície de piso de cerca de 75 metros quadrados.
Desse modo, se seu objetivo é colocar o marketing verde em prática, esta é uma ótima escolha, por oferecer ao seu negócio alternativas sustentáveis de realizar serviços de limpeza responsáveis e mais lucrativos.

Além de ser sustentável por utilizar pouca água para desinfetar superfícies, as Lavadoras Jet Vap diminuem expressivamente o uso de produtos químicos de limpeza que são danosos ao ecossistema, principalmente após o descarte.
Em todas as aplicações a utilização de produtos de limpeza é opcional, devido à ação da alta temperatura e a pressão do vapor serem suficientes para remoção de sujidades mais complexas. Desse modo, ao utilizar um desses equipamentos você dá um grande passo na jornada de incorporar o marketing verde no seu empreendimento.
Confira mais informações sobre como a Jet Vap pode te ajudar a ser mais sustentável aqui.
E os benefícios de investir na tecnologia a vapor não param por aí, conheça as principais vantagens dessa técnica de limpeza responsável:
- Economia do uso de recursos hídricos
- Otimização do tempo gasto com a atividade
- Desinfecção de superfícies e equipamentos (a depender dos protocolos de limpeza em curso)
- Redução do tempo de secagem
- Dispensa uso de produtos químicos devido à pressão e a alta temperatura darem conta de limpar sujeiras mais resistentes
- Evita a contaminação das águas subterrâneas
- Minimiza o uso de embalagens
- Reduz a quantidade de produtos residuais tóxicos, como os que vão para aterros sanitários
- Diminui a liberação de carbono no processo de limpeza

Curtiu nossas dicas? Divulgue sua marca associada ao marketing verde. Ao se posicionar diante de uma causa importante como a sustentabilidade, você aprimora o seu negócio de forma inovadora e se diferencia dos concorrentes, além de aumentar e muito seus lucros.
Ficou interessado? Conheça mais benefícios e aplicações da limpeza a vapor aqui.
Assista uma lavadora a Vapor Jet Vap na prática:
Quer saber mais sobre a limpeza a vapor ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Fale conosco! Entre em contato pelo telefone (41) 3079-8009, via Whatsapp aqui no site ou pelas nossas redes sociais. 😉
Fonte: Blog do Vapor e Rock Content.