Nessa semana o nosso blog volta a abordar um assunto relacionado com Detalhamento. Depois de mostrar como o vapor pode ser o seu grande aliado na limpeza de motos e de estabelecer a atual relação entre a estética automotiva e limpeza a vapor, hoje vamos falar sobre como limpar motor de moto de maneira profissional.
Fizemos uma pesquisa em diversos sites e fóruns do Brasil e do mundo, de várias marcas de motocicletas e fãs das duas rodas, e pudemos conferir como a limpeza a vapor se tornou uma aliada importante do detalhamento na hora de deixar a sua máquina linda, impecável e brilhante! Boa leitura e não deixe de ir até o final, onde apresentamos um passo a passo de como limpar motor de moto de maneira profissional.
Limpeza a vapor de motos: uma opção segura e cada vez mais aceita pelos amantes das duas rodas.
Naturalmente pelo uso, as motocicletas são expostas a muita sujeira, fuligem e outros detritos, como óleo, graxa e barro. Mas quem anda de moto tem orgulho da sua bike e quer andar por aí com a motocicleta sempre limpa e brilhante. Nessa hora, surge a pergunta: qual a melhor maneira de lavar a sua moto?
As máquinas de limpeza a vapor são ferramentas de lavagem automotiva e detalhamento muito versáteis e eficazes. Elas podem ser utilizadas para limpar vidros, estofados, sofás, joias, ar-condicionado, tapetes, carpetes, aviões, navios, lanchas, botes, carros, caminhões e, claro, a sua motocicleta!
A limpeza a vapor é uma forma suave, mas altamente eficaz, de limpar uma moto. O vapor é particularmente útil porque não usa produtos químicos agressivos e não requer que você esfregue as peças da moto com muita força. O vapor penetra até mesmo nas menores fendas e, em seguida, remove suavemente a sujeira, detritos, graxa e uma grande variedade de outras substâncias e microorganismos.
Vapor x Alta Pressão x Produtos Químicos. Qual opção é melhor para a sua moto?
Muitos podem pensar que a solução mais adequada para a limpeza de motocicletas é usar produtos químicos ou utilizar uma lavadora de alta pressão.
Alguns produtos químicos de limpeza são agressivos demais e podem remover a cera e outros protetores das peças da moto. Além disso, esfregar com escovas com cerdas pode arranhar o acabamento, danificando e deixando marcas permanentes.
Já as lavadoras de alta pressão podem ser muito úteis na lavagem de certas partes da moto, mas a alta pressão da água pode ser um problema para as peças mais delicadas ou pequenas da moto. Sem falar da umidade, que pode ser perigosa para algumas partes do veículo.
O vapor tem um teor de umidade diferente da água e, por isso, tem muito menos probabilidade de danificar as peças de metal em relação à lavagem sob pressão.
As motocicletas têm pequenas fendas e espaços que precisam de uma limpeza completa para melhorar seu desempenho e proporcionar maior longevidade do equipamento. Devido a temperatura bem acima dos 100 graus centígrados, o vapor penetra e dissolve a graxa em questão de segundos, sendo mais efetivo e seguro.
Além disso, o vapor é adequado para limpar o estofamento e o motor! A limpeza a vapor é suave em todas as peças delicadas, não risca ou danifica os acabamentos e limpa e remove a sujeira com mais eficiência.
Passo a passo de como limpar o motor da sua moto.
O motor é o coração da sua moto, por isso ele deve permanecer sempre limpo e devidamente lubrificado. Detalhar e limpar o motor da moto pode ser mais fácil do que você imagina.
Confira como limpar o motor da sua moto nas etapas abaixo:
Passo 1 – Proteja as peças mais sensíveis e delicadas.
Cubra todas as áreas sensíveis do motor com sacos plásticos resistentes e fita adesiva. Ainda que o vapor não despeje a mesma umidade de uma lavadora de água de alta pressão, você deve cobrir os fusíveis, a bobina e a vela de ignição, além das partes eletrônicas para evitar que se molhem em excesso.
Passo 2 – Retire a poeira, manchas de óleo e graxa com uma lavadora a vapor.
Comece a retirada da sujeira e das manchas de óleo mais difíceis do motor com a sua lavadora a vapor.
Passo 3 – Se necessário, aplique um produto desengordurante para retirar o que sobrou de graxa no motor.
É difícil, mas caso tenha sobrado algum sinal de graxa ou óleo no motor, aplique o produto de forma pontual na parte suja e deixe o produto agir por 15 a 30 minutos.
Passo 4 – Enxágue o removedor de graxa com a lavadora a vapor.
Depois dos 30 minutos, enxágue o produto com o vapor, certificando-se de não deixar nenhum resquício do removedor desengordurante no motor da moto. Utilize um pano de microfibra para ajudar na secagem e na retirada de qualquer química ou resquício de sujeira ou graxa.
Passo 5 – Deixe o motor secar ao ar livre.
Deixe o motor secar por cerca de 30 minutos. Lembre-se que tanto a limpeza quanto a secagem devem acontecer na sombra! Nunca lave a sua moto à luz do sol.
Passo 6 – Finalize com detalhamento.
Agora que o motor já está limpo, você tem algumas opções de finalização como polimento dos cromados, restauração e vedação de borrachas e plásticos. Esse procedimento não é realizado apenas por estética, mas também para aumentar a vida útil de alguns componentes, pois a sujeira acumulada pode deteriorar e causar problemas, como por exemplo abafar o motor, diminuindo seu ronco natural.
Passo 7 – Remova a proteção das peças delicadas.
Não esqueça de remover todos os sacos plásticos e fitas adesivas que você usou para cobrir os componentes eletrônicos sensíveis e peças delicadas do motor da sua moto. Reiteramos que isso é muito importante, pois o acúmulo de água pode ocasionar oxidação, ferrugem e até corrosão dessas peças, prejudicando o desempenho da sua máquina.
Além da limpeza do motor, é importante manter a corrente da sua moto limpa e lubrificada. Correntes simples regulares e correntes seladas, aquelas com anéis de vedação incluídos no projeto da corrente, requerem cuidados um pouco diferentes, mas ambas podem ser limpas com limpador de corrente de motocicleta e/ou querosene. Antes da limpeza e lubrificação, certifique-se de que a moto esteja desligada para evitar acidentes!
Quantas vezes você precisa lavar sua motocicleta?
Agora que você já sabe como limpar o motor da sua moto como um profissional, fica a pergunta: qual a frequência ideal de limpeza da moto e do motor? Como regra geral, é importante lavar sua moto pelo menos a cada duas semanas e o motor a cada 3 meses. Mas é claro, isso irá depender de outros fatores, como a quantidade de vezes que a sua moto sai da garagem e por quais terrenos ela passa.
Importante mesmo é você saber que a lavadora a vapor é a uma ferramenta poderosa para manter a sua moto sempre limpa e impecável!
Fontes: Vapamore, The Drive, Do It Yourself.